terça-feira, 26 de outubro de 2010

CRONICA PIRITIBANA- III


Piritiba, Piritiba
Prof. Dario Lopes
Quero relembrar teu passado. Cadê o Jipão 4 portas de Sr. Adelino Moura? O Jipe Tartaruga de Alexandre? O Toyota do velho Dionísio?
O Jipe de Sr. Jerônimo? (“Sr. Zé Lima, vamos hoje ao Andaraí?”).
Quem se lembra do Studebacker de João Macêdo? Do Simca Chambord do Irmão Gildásio?  Da Aero Willys de Quizinho?  Cadê o caminhão de Zé Baixinho? O Ford de Umbelino? (“Almir descola o relê. Anda menino”). O Caminhão de Orly irmão de D. Dalva de Gildásio do correio? (“Deus te leve, Orly”). O de Neguinho de Dr. Nequinho? O Caminhão cheio de mercadorias de Sr. Batista Cardoso? E Piroquinha ao volante, cadê? E Policarpo? E o Sr. Benedito cadê? Apolônio, Venâncio, Zé Viana, Pardinho, Joel, entre tantos.
Sr. Renato do Coruja? (“Segura o chapéu que eu vou puxar 10”). O International de Almir Cabeção?
O Roquete de Arnold Sampaio? O Chevrolet de Nivaldo? E o de Manoelito? O “Batom” de Romildo? Zé Paraibano vai pra feira de Tapiramutá?
Piritiba, cadê teus radialistas pioneiros? Albino do Cinema? Nelson Martins no serviço de alto falantes
(“Se o povo prefere o armarinho Stela, para que contrariar o povo,  Stela, sempre Stela”)
E Marotinho no Cine Vogue? (“Hoje sensacional filme de cowboy, com índio, tiro, muita briga e porrada, corrida de cavalos, flexa e machadinha. Não percam”). E D. Palmira, “Pai se esses meninos continuarem com essa escolhambação, vamos para o filme, não é Pai?”).
E a parte Cultural? Piritiba parece que se esqueceu. Quem não se lembra do Declamar de Geovanina e Iracilda sua irmã. Da Profa. Altamira Gonçalves? Do Centro Cultural? E o Time de Voley? Querem a escalação?
Milton Sampaio, Hidelbrando, Valdir de Amâncio
Mário Moça, Mirandinha.
E os times de futebol, cadê? O Dinâmo, O União, O Ipiranga e O Renner, O Cruzeiro, O Nacional, O Carcará
O Santa Cruz, O Grêmio entre tantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário