domingo, 21 de novembro de 2010

PROF. AYDIL LIMA SANTOS

UMA BREVE BIOGRAFIA DA PROF. AYDIL LIMA SANTOS.


HOJE QUEREMOS PRESTAR UMA HOMENAGEM AO CASAL MIRO E AYDIL, QUE MUITO FIZERAM PELA NOSSA CIDADE. VAMOS COMEÇAR COM UMA BREVE BIOGRAFIA DA PROF. AYDIL

Nasceu no Povoado do Andaraí em Piritiba, à época pertencente ao município de Mundo Novo, em 04 de agosto de 1930.
Filha de Antiacho Pereira Lima e de Abias (Bina) Barreto Lima. Seu pai, como comerciante, estabeleceu-se no distrito do França em 1935; e logo em seguida Aydil começou a frequentar a escola, sendo sua primeira Mestra a Profª Maria (Mariinha) Dantas Bastos, onde concluiu o curso primário.
Aos sete anos sua genitora faleceu, e, em 1942, a família mudou-se para Piritiba.
Começou a cursar o ginásio em Feira de Santana, depois se transferindo para Senhor do Bonfim, tendo concluído o Curso Normal no Educandário das Sacramentinas, formando-se em professora na turma de 1947, aos dezessete anos de idade.
Sua primeira nomeação como professora foi para o Povoado do Umbuzeiro, começando a ensinar em 1948 na Escola Duque de Caxias. Permaneceu por dois anos e em 1950 foi removida para Piritiba.
Casou-se em 1951 com Claudemiro Santos (Miro do Parafuso). Desta união nasceram oito filhos, sendo sete vivos – Claudemiro Júnior, Marcia Lima, Lígia Maria, Pedro Roberto, Maria Thaís, Paula Déia e Paulo Rui.
Regeu classe durante vinte e três anos, até o ano de 1971, quando foi então designada Delegada Escolar do Município de Piritiba, na gestâo do saudoso Prefeito Valter Brandão, dirigindo os destinos educacionais do município até o ano de 1982 quando se aposentou.
Com a implantação da Surec (atual Direc) foi convocada e voltou a contribuir para a educação, trabalhando até 1990, quando se afastou definitivamente, aos sessenta anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário