quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ALTAMIRA GONÇALVES DE BRITO

Com carinho, à mestra

Oh! que saudades que tenho
 Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Tal como no verso de Casimiro de Abreu, ao ler a carta da professora, que acabara de chegar, senti saudades do meu tempo de infância, e, em especial do tempo de estudante no Ginásio de Piritiba, onde tive o privilégio de ter sido seu aluno.
Uma grande professora, de estatura mediana, enérgica, dura com aqueles que desrespeitavam as normas da escola.
Estou falando da professora Altamira Gonçalves de Brito, exemplo de pedagoga e de mãe de família. Batalhadora incansável. Nasceu em Piritiba e fez o curso primário e o normal em Itacira- Bahia. Não parou de se dedicar aos estudos. Diplomou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Salvador.
Confesso. Foi com uma ponta de orgulho que recebi o convite para falar um pouco da nossa professora, que conseguia incutir no aluno um grande prazer, não só pela leitura, mas em admirar a qualidade da prosa e da poesia em língua portuguesa. Ajudou-nos também a compreender que, se é importante saber ler, é fundamental saber como ler e ter uma atitude crítica diante do que se lê.
Gostaria de deixar registrado nesta página o meu preito de gratidão pelo muito que aprendi com a mestra. Hoje, médico radicado no Paraná, graças ao gosto pela leitura, adquirido na infância, até me aventurei a escrever algumas crônicas, publicadas em livros.
Obrigado, professora. Que Deus continue iluminando os seus passos. Parabéns por seus versos e prosas contido neste livro, fruto da sua dedicação incansável pelo aprimoramento do nosso vernáculo. Renovo em você, professora, a gratidão que tenho por aqueles que ajudaram a construir as fundações do edifício da minha vida.
Tenho certeza que estas minhas palavras traduzem o pensamento de centenas de outros conterrâneos que tiveram a felicidade de terem sido seus alunos.
Adaelson Alves Silva – 
OBS: TEXTO ENCAMINHADO À PROFESSORA POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO SEU LIVRO DE POESIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário