quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A ENTREVISTA DE ADEMAR SODRÉ

PARTE III
ADEMAR E O ESPORTE
PN – E a parte esportiva, conte sua participação.
Ademar  - Eu comecei em Piritiba no ano de 1938. Não tínhamos nenhum clube formado. A gente treinava, fazia um time, e jogávamos. Tenho algumas fotografias interessantes desses times. Tem um time que eu fazia parte, é interessante, são 11 jogadores, já morreram todos, só tem vivo, eu.

PN – E depois, foram se organizando e fundaram algum clube?
Ademar  - Sim. Fundamos o Guarany, o Ipiranga, O Itagiba, o Renner, o União, o Dínamo, etc.

PN – Qual a sua posição?
Ademar    - Eu jogava no meio de Campo. Naquele tempo chamava “Center Médio”. Você quer que diga a escalação do nosso time? - Diga: - O time era: Reginaldo no gol, Antunes e Valdomiro (Beque e Four Beque), Milton Sodré, Ademar, Beinha e Romil no meio do campo (Ralf direito, Ralf, Center Ralf e Ralf esquerdo), Oldack, Ademário (Center Four), Miro e Antonio Pinto.  
Nota da Redação: Esta escalação é inédita, ouviu Dr. Adaelson é a Seleção Piritibana de 1950 e tem foto.

PN – O Senhor era um jogador fraco, médio ou excelente?
Ademar - Era médio. Não me considerava um bom jogador, porém o que me faltava em técnica, para ser um craque, sobrava em minha disposição em correr e disputar a bola. Vou lhe dizer uma coisa. Desde aquela época já tinha jogador que a gente chamava de “chupão”, que ficava esperando toda a vida que a gente desse a bola a ele,  feito este Romário que está agora aí.

PN – Sua descendência, teve algum jogador bom de bola?
Ademar  - Ah! teve sim. Teve Erick, que para mim foi o maior Centro-Avante que já tivemos. Marcos também era muito bom, jogava como eu,  no meio de campo.  Além disso, está até hoje aqui, meu irmão, Orlando Sodré, um dos melhores jogadores da Seleção de Piritiba. Vinicius foi um pouco mais fraco e Yure, já teve gente aqui que disse, se tivesse ido para Salvador seria um profissional.

PN – E o nosso Prefeito Orlando Lima, jogava futebol nesse tempo?
Ademar  - Jogava. Jogou muitas bolas nas nuvens. Certa vez ele fez um gol de cabeça, mas acho que foi a bola que pegou na cabeça dele e entrou.

PN – Fale sobre a fase áurea do futebol piritibano, a criação do Cruzeiro Esporte Clube e o Nacional Futebol Clube, e os campeonatos piritibanos.
Ademar  - Ah! O Nacional foi um time que nos apaixonou e apaixonou os torcedores daqui. Eu, Moisés, Humberto Santos, Rubão.
PN – O Senhor sabia que eu era fundador do Cruzeiro e já joguei de titular do Cruzeiro? Imagine o Senhor que time, Eu, Orlando Barreto, Valdenor irmão de Romildo, Branco de Bina, etc.
Ademar  -  Sabe o que aconteceu? O Cruzeiro perdeu tanto e um dos Técnicos do Nacional era eu. Aí eu fazia o seguinte: Todo jogador do Cruzeiro, quando pegava na bola, tinha que dar o passe para Lucinho, aí eu mandei 

marcar Lucinho e Lucinho aí não podia fazer o gol.


PN – Mas foi uma fase bonita. Fale um pouco sobre os torneios regionais (Piritiba-Miguel Calmon / Piritiba-Mairi / Piritiba-Jacobina / Piritiba-Rui Barbosa Etc.)
Ademar  - Pra mim foi a fase mais linda de futebol em Piritiba. A gente ganhava de todos: Mairi, Itaberaba, Rui Barbosa, Miguel Calmon, Morro do Chapéu etc. Piritiba sempre se destacando. Foi uma fase de ouro no futebol.

PN – Fale um pouco sobre a parte esportiva do Centro Educacional de Piritiba, os Desfiles Cívicos, a Criação da Fanfarra e Escola de Música.
Ademar  - Os desfiles do Colégio eram uma coisa linda. Você deve lembrar que vinham caravanas de vários lugares, Jacobina, Mundo Novo, Miguel Calmon. Todo mundo para ver o Desfile do Colégio de Piritiba. Deixava-me cheio de brio, porque orgulho não se diz, de ver aquele pessoal todo vir pra aqui e aquele desfile lindo, todo mundo marchando direitinho. Muito bonito

Nenhum comentário:

Postar um comentário