segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A ENTREVISTA DE ADEMAR SODRÉ



CULTURA & LAZER
PARTE II

PN – Quais as maiores alegrias e maiores decepções neste belo trabalho de implantação do Colégio?
Ademar  - A minha maior alegria foi ver este Colégio chegar ao ápice com vocês. Você, a Profª Uiara, aquela Banda maravilhosa que vocês montaram. As Oficinas, a Escola de Música, tendo à frente o Maestro Sizefredo, a Sala de Ciências, aquilo foi um sonho realizado. Para abastecer o colégio de água, fizemos um reservatório com 150.000 litros, fizemos Quadra de Esportes, Campo de Futebol. Tem de tudo ali dentro. Foi um sonho, quase que realizado. 

PN – Falamos em alegrias, há também alguma decepção?
Ademar  - A decepção eu não gosto de falar. Muita gente em Piritiba não sabe porque eu deixei o Colégio. Uma decepção terrível. A dificuldade para se conseguir as coisas, não quero citar aqui nenhum nome, mas eu fui a Salvador e procurei o Governador do Estado, na época, o Dr. Antonio Carlos Magalhães, para ele arranjar uma verba para o Colégio, que lutava com muita dificuldade para os pagamentos, principalmente aos professores, etc,. O Dr. Antonio Carlos disse-me: “Não posso dar esta verba, porque já sai designado pelo orçamento, uma verba global para a CNEC e ela é quem deve dividir entre todos os colégios da rede. Mas eu vou dar um jeito. Vou repassar um dinheiro para o Colégio, através da Prefeitura e o Prefeito repassa o dinheiro, você faz a folha de pagamento, presta contas e fica tudo acertado”.  Ao chegar à Piritiba, fui ao Prefeito que me disse. Não! O dinheiro eu não posso repassar, pelo seguinte. A Prefeitura deve ao Colégio e este dinheiro passa como pagamento parcelado. Eu protestei: O Governador nos deu esta verba através da Prefeitura. Ele disse: mas eu não repasso. Foi uma decepção tão grande. Para não fazer um escândalo na cidade, sabe o que fiz? Renunciei ao meu mandato como Presidente da CNEC Setor Local e nunca mais lá voltei e vi que as coisas não passavam de um grande engodo e até da política tomei raiva.

PN – O Ensino de 1º e 2º graus em Piritiba, está hoje consolidado, com a inauguração do Colégio Estadual Aydil Lima Santos e transformação da Escola Almirante Barroso em Colégio Estadual de 1º e 2º graus. Não está na hora de começarmos a trabalhar para a implantação do 3º grau, ou seja, do Ensino Superior em nossa cidade?
Ademar  - Eu acho que está na hora de fazermos tudo para que isso aconteça.
 Uma grande alegria que sinto é que a maioria das Professoras Primárias e até algumas já se aposentando, foram todas aí do nosso Colégio e muitas delas já com curso superior. Eu recebo cartas de toda parte, de São Paulo de Salvador, sobre o nosso colégio e tenho tudo guardado. Tenho também dois Diplomas de Grande Educador: Um do “Projeto Rondon” e outro do Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário