quarta-feira, 6 de abril de 2011

AS BONECAS DE LELE

PARTE I
Lenoir Oliveira Lopes, mais conhecida como Lelé, nasceu em Mairi, no dia 16 de Julho de 1919. Casou-se com Gerônimo Nazeozeno Lopes e desta união teve – 11 filhos: Zilma Sampaio, Zélia Lopes, Dalva Santana, Dário Lopes (incentivador deste Blog), Mário Lopes (mais conhecido como Mário Moça), Veralucia Oliveira. Os outros faleceram novos.
Passou a maior parte da sua vida em Piritiba, onde reside até hoje.  Sempre guerreira, criou todos os seus filhos praticamente sozinha e deu-lhes o bem mais precioso, a educação. Batalhou muito, para chegar até aqui. Ela sempre comenta com tristeza os momentos de dificuldade durante a seca de 32 e outros momentos históricos também como ter corrido de Lampião no sertão, por exemplo.
As dificuldades para ela, foram apenas obstáculos e soube superar cada um deles,  sendo motivo de orgulho para toda nossa família.
Dona Lelé é um verdadeiro exemplo a ser seguido. Hoje, aos 91 anos está em plena atividade e confecciona lindas bonecas de pano feitas com muito amor e dedicação. Quem já viu este trabalho, sabe do que eu estou falando. Aos que não viram ainda, vale a pena conhecer, tenho certeza que você vai se encantar.
A idéia de  fazer  as bonecas de pano começou em Abril de 2005, quando Cinara (neta) perguntou se tinha como ela fazer uma boneca de pano para Mariana (bisneta de vó Lelé) estilo as bonecas que dona Ana da Barra do Mundo Novo fazia. Então, vó Lelé começou a fazer não só as de Mariana (bisneta), mas para outras pessoas que foram conhecendo o trabalho dela. Ela lembra que a primeira boneca saiu com o rosto meio quadrado.
 Atualmente, vó Lelé tem conseguido se superar em cada boneca que confecciona.As Bonecas Lelezinha’s (nome criado por mim) foi uma forma de homenagear propositalmente nossa amada vovó Lelé levando seu próprio nome na sua logomarca. Já comecei a criar uma logomarca, pois já que existem muitas delas espalhadas por todo canto e o produto precisa a partir de agora estar com sua logomarca afixada, para que as pessoas saibam quem fabricou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário