quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PASTOR E EDUCADOR- JOSIAS DA SILVA PRIMO

UMA BREVE BIOGRAFIA- PARTE I
EUZEBIO CARDOSO

Veio Josias ao mundo em 02 de janeiro de 1912, na Cidade de Juazeiro (Ba), filho de José da Silva Primo e D. Maria Rita da Silva. Estudou no brilhante Ginásio Augusto Galvão – Campo Formoso(Ba) e logo então, fez o Curso de Bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Norte ( Recife-Pe). No múnus de educador, fundou escolas: Centro Educacional Cenecista de Lapão  e o Centro Educacional de Capela do Alto Alegre, ambos na Bahia. Em Piritiba, foi professor, diretor e Presidente do Setor local da CNEC (1968-1973).
Josias foi a um tempo orador e pregador. Como orador teve a eloqüência das palavras e possuiu verve. Como pregador usufruiu da unção do Espírito e carisma. Era um iluminado. Como poucos dignitários evangélicos, sabia conversar com o auditório de modo franco, naturalmente. Doutrinava e convencia, levando ouvinte a rir ou a chorar. Sua voz, invariavelmente aquecida, “ era oriunda de um coração temperado nas labaredas da fé”, como observou um de seus críticos
Pastoreou as Igrejas as Igrejas de Lapão, João Dourado, Gameleira dos Crentes, Irecê, Roçadinho, Piritiba, Miguel Calmon, Capela do Alto Alegre, afora dezenas de Congregações sob sua responsabilidade.
                 Quando de sua passagem  pela  Igreja Presbiteriana de  Piritiba suas marcas ficaram nítidas, especialmente no que tange à implantação do saudoso Conjunto Coral  que a cada domingo louvava a Deus com hinos inspirados e inesquecíveis: “Há trabalho pronto, Celebrai com júbilo, Justo és Senhor, Silêncio, Grande é Jeová, Peregrino solitário, Deus é amor, Mestre o mar se revolta”, entre tantos ...
Agraciado pela proficiência do trabalho organizado e responsável que prestou à Igreja e à sociedade, por onde passou, foram-lhe merecidamente concedidos  títulos honoríficos. Da Câmara de Vereadores de Lapão, homenageando-o com o encômio “ESCOLA REV. JOSIAS DA SILVA PRIMO”; Da Câmara  de Vereadores de Irecê, agraciando-o com o título de “CIDADÃO IRECEENSE”; Da Câmara de Vereadores de Priritiba, concedendo-lhe o título de “CIDADÃO PIRITIBANO”. Além de ter sido convidado para assumir a Secretaria Municipal de Educação, o que o fez com relevantes serviços.
                Por justo merecimento, ao completar 70 anos e de conformidade com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, foi jubilado compulsoriamente (fevereiro de 1982).

Nenhum comentário:

Postar um comentário