domingo, 5 de dezembro de 2010

FRUTO DA TERRA


Hoje, fazendo a minha caminhada matinal, encontrei um pé de guabiroba carregado de frutas maduras. Lembrei-me do nosso tempo de criança, quando acompanhávamos o palhaço do circo cantando os versos :
Ou quebra  quebra  guabiraba
Quero ver quebrar
Ou quebra lá que eu quebro cá
Quero ver quebrar

Hoje tem espetáculo
Tem sim senhor
Oito horas da noite
Tem sim senhor

Por muitos e muitos anos tive dificuldade em entender o verso que falava  em quebrar a guabiraba. Como quebrar uma frutinha tão dócil e doce? Hoje fui pesquisar no Google e vejam o que encontrei: 
”A origem da música “Quebra, quebra gabiroba” é devido ao pé da mesma ser fino, alto e todo enroscado como se fosse uma raiz, e seus  galhos apesar de serem finos são muito resistentes, havendo dificuldades no momento de quebra-los “.

3 comentários:

  1. fiquei muito contente por saber que a guabiraba e comhecida , guando eu era criança chupei muito essa fruta em um povoado chamado paranagua terra nova BA Gildete Sampaio.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz em saber que a fruta guabiraba e conhecida

    ResponderExcluir
  3. Amigos viajei 400km, a procura de sementes dessa fruta para plantar em meu sítio, moro em salvador Ba, Não encontrei mais o pé que sempre visitava quando criança. Se alguem tiver entra em contato por e-mail: avesdamata@gmail.com - Osmar é meu nome.

    ResponderExcluir