sábado, 4 de dezembro de 2010

HOJE CINE VOGUE APRESENTA ..

CINEMA PARADISO/CINE VOGUE OU CINE PIRITIBA.

Quando assisti pela primeira vez o filme “Cinema Paradiso”, cheguei às lágrimas. Vi esse filme várias vezes e em todas me emocionei.  Lembrei da minha feliz infância naquela terra com ruas de chão batido e a maioria das vezes sem luz elétrica, mas com muito brilho no seu solo e no seu povo simples e alegre. No filme o Senhor “Alfredo” era o dono do “Cinema Paradiso” e quem projetava os filmes e apesar das dificuldades da época insistia em manter o cinema funcionando.
Passei a lembrar e a me perguntar quantos Alfredos tivemos em Piritiba?  Sr. Miro e Policarpo (os primeiros), ainda na Rua dos Ricos, onde hoje é o Café Piritiba, Sr. Albino e por fim o casal Marotinho e Palmira, proprietários de uma moto que era a sensação (acho que uma Halley Davis). Lembro que na inauguração do Cine Vogue (não me lembro se da construção ou reforma) passou um filme excelente “O último por do sol” com Elizabeth Taylor. O filme, proibido para menores, não tinha limite de idade por lá, não se levava isso em conta e a molecada piritibana toda estava presente, pois não ia perder um evento tão importante.
 Com o tempo, os filmes que chegavam por lá eram muito antigos e eram enlatados que vinham de trem, passando por várias cidades. Piritiba era uma das ùltimas cidades que os recebia. Muitas vezes a fita vinha mal rebobinada e com os costumeiros atrasos do trem não dava tempo repassar as fitas e colocá-las na seqüência e ai era uma confusão, a película, ficava sem pé e sem cabeça, tudo misturado. Por algumas vezes o Senhor Marotinho,  aflito por não encontrar o final do filme, gritava lá de cima FIM.......
Mas apesar de toda dificuldade o cinema era o nosso orgulho e nossa grande diversão que marcou a nossa infância e adolescência. ERAM FANTÁSTICOS AQUELES MOMENTOS E FANTÁSTICOS FORAM OS “ALFREDOS” PIRITIBANOS QUE OS PROPORCIONARAM, PROJETANDO PARA SEMPRE NA NOSSA MEMÓRIA ESSAS LEMBRANÇAS QUE HOJE GUARDAMOS COMO RELÍQUIAS
LUCIMAR DA SILVA AYRES 

Um comentário:

  1. Assisti o meu primeiro filme na Bonita (hoje Ibiaporã) distrito de Mundo Novo. O filme era o "Mundo dos Vampiros", levado pela unidade intinerante do Cine Vogue, sob o comando do Sr. Marotinho, que de tempos em tempos aparecia por lá com sua máquina maravilhosa.

    ResponderExcluir