sábado, 9 de julho de 2011

COLUNA DO BAZO (LOURIMAR BORGES)


ONDE ANDARÁ ARIADNE?
Em 2005 por compromissos profissionais e familiares residi em Piritiba, prestando serviços a Vende Bem empresa de representações do cunhado e filhos. Na época, a querida e talentosa Ariadne Sodré, filha de Marisa e neta deAdemar, editava um jornal semanal chamado Informe Municipal. Convidado para colaborar com o jornal mantinha uma coluna “Quatro dedos de prosa” em que fazia breves comentários sobre a vida da cidade e seu cotidiano. Mas dificuldades de ordem financeira e de logística, já que Ariadne cursava faculdade em Vitória da Conquista acabou determinando o fechamento do Informe. Lamentável, já que o jornal, pequeno em suas dimensões, era grande, objetivo e crítico com a administração municipal e a vida da cidade, em textos admiráveis redigidos por Ariadnesempre precisos e bem fundamentados numa espécie de editorial a cada semana. O comércio da cidade colaborou, assim como piritibanos ilustres como Dr. Adaelson, lá de Maringá, sempre presente em qualquer evento que tenha a cidade como centro, mas o sonhou acabou. Não soube mais de Ariadne, depois que voltei a Salvador, ainda trocamos alguns e-mails, mas o contato foi diminuindo e desapareceu. Acredito que o bom jornalismo dependa de pessoas criativas, inteligentes e críticas como Ariadne. Torço para que continue atuando na área.
Quanto a minha coluna tinha gravado em disquetes os arquivos daqueles textos, já que o jornal impresso não consegui guardar nenhum exemplar. Mas, disquetes hoje é um dos muitos componentes do lixo que a informática produz e não abrem nem a pau como nas tentativas que fiz tentando recuperar estes arquivos. Porem, na primeira tentativa que fiz de criar um blog postei duas dessas colunas e que surpreso tive acesso neste imenso lixo virtual que é também a internet. Reproduzo aqui para efeito de registro, já que os comentários são mais que datados, se justificavam na época, agora mais não.

2 comentários:

  1. Filha de Érick!!! rs

    Vinícius S. Sodré Filho.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, que prazer ler textos seus...Mesmo tendo mudado minha paternidade e maternidade (filha de Érick e Rosemir) sinto-me feliz pela lembrança. Ainda mantenho os mesmos sonhos e utopias de mudar o mundo através da educação e da boa informação, mas o mundo me levou para outros caminhos...rsrs. Ainda penso em continuar aquele nosso projeto, quem sabe tendo um pequeno espaço nesse excelente Piritiba News, que acompanho constantemente!!! rsrs Abraços enorme.

    ResponderExcluir