sábado, 7 de abril de 2012

GATIMUNHA, ADEUS

PIRITIBA FICOU MAIS TRISTE, PIRITIBA ESTÁ FICANDO ORFÃ.

Nos últimos meses temos sido surpreendidos com noticias que nos deixam tristes, e sei perfeitamente que muitos pensarão como eu ,apesar da simplicidade e humildade das pessoas que vou falar; A rua do São Domingos sempre foi palco e referência  de figuras folclóricas, interessantes,que toda cidade gostaria de ter.
Vamos começar por Mestre Beto,que mesmo sendo de família simples e humilde   começou a vida profissional como Alfaiate depois sensor do colégio Cenecista,onde marcou época,  boêmio ,cantor, político além de amigo leal a um sistema político que culminou com a sua ascensão como vice-prefeito da nossa terra. E Sr. Duda  filho de Francelino do sabão mas a referência maior dele era como tocador de banjo e fez parceira com nosso saudoso Antonho do Santo pandeirista e comedor de água da melhor qualidade, companheiro incessante dos boêmios e da boemia, e Nanú o homem que foi levar uma carta em São Paulo, fazia até 08 viagens num mês á Paulicéia, Mario de Darinho (BAU), homem que dispunha de uma técnica e sabia o dia da semana do nascimento de qualquer vivente, desde que dissessem dia, mês e ano. 
Mas na verdade eu vou direto ao assunto que mais me deixou triste esta semana. Quem de vocês não teve um neto um filho um amigo ou qualquer pessoa desta cidade que não comprou um  pirulito ou um caramelo coco leite, café com leite, mel, um chiclete de bola que foi um sucesso junto a garotada. Quem não se lembra do seu carro de doces sempre empurrado por ele, por seu filho Grimaldo e  até pela sua esposa Zai. Seu ponto claro era  praça Getulio Vargas. O nome dele era Antonio Pedro Aragão, você talvez nem saiba, porque na verdade o nome de guerra era  GATO, GATIMONHA, foi ele sim que proporcionou a felicidade de muitas crianças que pediam aos seus pais uma NICA (moeda), e corriam saltitante para o carrinho dele  era ele a alegria até de turistas que por aqui chegavam, isto sem falar no repórter da Globo, nosso amigo José  Raimundo que ficou extasiado  de ver as peripécias de Gato, que pulava, saltitava, dava tapas no carro dando a impressão que tinha batido a cabeça e se ferido; era Gato que dava até 50 peidos (bufas) ininterruptamente para qualquer vivente ver, e Zé Raimundo foi testemunha ocular e auditivo  desta Bufança pois ele não acreditou e desafiou Gato a realizar tal proeza, no que foi prontamente atendido e ele com seu espírito palhaço após 50 peidos virou-se para o repórter e disse como você é de fora vou dar mais um de agrado.  Gato era assim, quantas vezes você e eu pedimos a Gato para fazer uma palhaçada no  que éramos prontamente atendidos, era sempre motivo de alegria para todos nos, quantas vezes vimos gato soltar o seu carro na descida das ruas e depois correr para segura-lo, quantas vezes vocês ouviu COME-QUATRO, COME QUATRO como se tivesse dando um abraço em si mesmo, correr dar cambalhotas, saltos mortais  era rotina, chegou até ser ponta direita do BAGAÇO time do saudoso Zé Lima, e é claro por varias vezes ele deixava a bola passar,quando tentava alcança-la o adversário já estava de posse mas claro era ele atração da partida, se eu fosse falar deste Gato que não era um Gato comum, era o NOSSO GATIMONHA,e se fosse fazer a minha vontade escreveria dezenas de folhas falando da alegria que ele representou para todos nos. Mas não posso deixar de falar da minha tristeza quando no seu enterro não vi  Piritiba, prestando a justa homenagem que tanto ele merecia,  poucas pessoa se fizeram presentes para a importância de  GATIMONHA na nossa alegria e de nossos filhos, netos, sobrinhos enfim desta cidade.
E é por isto que termino dizendo.

PIRITIBA FICOU MAIS TRISTE.

ADEUS ANTONIO PEDRO ARAGÃO, A ADEUS GATIMONHA, pois tenho certeza que a sua chegada no céu, São Pedro já deve estar dando risadas contigo.

SILVIO ROMERO

2 comentários:

  1. Esta história dos 50 peidos me impressionou... "Caramba 50 peidos" é peido pra caralho...

    Valeu Silvo Romero, espero que continue escrevendo e nos trazendo a tona estas antigas histórias...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Silvio Romero, pelo arquivo histórico que vc. tem em sua memória, confesso que esse depoimento fez com que eu retornasse até a minha infância pois não tinha guardado tantos detalhes, sobre esse Cidadão Piritibano apesar de ter presenciado tudo isso que voce colocou, quero que saibas que mesmo dintante de Piritiba fiquei Triste com a noticia do falecimento de Gatimonha.
    Sivaldo M. Dias - Farroupilha-rs

    ResponderExcluir