terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tabua – romance que conta toda a saga de Guina, um sertanejo forte.

Amigos Piritibanos, antes de tudo gostaria de me apresentar. Sou neto de Helenita Miranda Costa e Raimundo Lopes Costa, o conhecido Raimundo da Farmácia. Ambos moradores de Piritiba, lugar que eu tenho tanto apreço e onde minha mãe e tios foram criados.

No terceiro e último post de uma série – leia os outros dois posts nos links abaixo – apresento-lhes “Tabua”. Editado e publicado pela Escrituras Editora, renomada editora de São Paulo, “Tabua” narra a história de Guina, nosso tão enigmático personagem, “um caboclo simples, nordestino trivial, de começo pacato, cuja vida fora levada pelos ventos do destino rumo a um grande e sofrido desafio.”

Eu, Carlos Tourinho de Abreu, autor desse modesto post, o convido a embarcar nessa viagem rumo às terras áridas mais ermas, que se tornam palco de uma grande jornada cercada de reviravoltas e armadilhas do destino. Ao ler “Tabua”, seu senso crítico se expandirá ao deparar-se com um Brasil real, sem as corriqueiras maquiagens impostas por meios de comunicação manipuladores e tendenciosos.

Você pode adquirir “Tabua” nas melhores livrarias brasileiras, ou on line. Clique aqui e encontre os links das livrarias onde o livro já está disponível (atualização semanal). Você também pode comprar o romance através desse post, basta clicar no link do Pagseguro abaixo. (Somente para residentes no Brasil, via boleto bancário e todos os cartões de crédito).

A seguir, fique à vontade para ler a sinopse oficial de “Tabua” e para comentar esse post.

Clique no Link abaixo para comprar!


Sinopse:

“Com Tabua, Carlos Tourinho de Abreu revela num texto envolvente não apenas o seu talento como escritor, mas também um olhar crítico sobre o Brasil contemporâneo. Situando-se entre os anos 1980 até a atualidade, a narrativa possui muitas vezes tom de suspense, apresentando uma sequência de revelações que fazem o leitor ficar estarrecido.

Conta a história de Guina, recheada de reviravoltas, desde a sua infância marcada pela pobreza numa realidade de interior, até a vida adulta, mais confortável – porém, nem tanto – no universo metropolitano. Trata-se de uma grande denúncia que vem a mostrar que, apesar de o Brasil ter evoluído na aparência, essencialmente permanece o mesmo no jogo de interesses dos ruralistas que se intrometem vorazmente na política; na troca de favores; no individualismo e ambições desmedidos; no tratamento hostil e preconceituoso contra as camadas mais populares; na criminalidade encomendada, entre outros aspectos.

Contudo, o retrato que o autor delimita não é um apocalipse completo. Ainda se pode acreditar que existem pessoas de bom coração, a exemplo de personagens feito Seu Fran que, mesmo cerceados em muitos momentos, não deixam de praticar a bondade e a generosidade. Também se pode ter esperança quando vem à tona o amor puro e verdadeiro de personagens como Guina que, mesmo em instante de total desilusão e desespero, não perdem o sonho maior.”

Um grande abraço e boa leitura!

© Carlos Tourinho de Abreu
www.carlostourinhodeabreu.com.br

Link para o post número 1 - Imagine-se.
Link para o post número 2 - Tábua diferente de Tabua. A tábua fere a tabua sara.

3 comentários:

  1. Carlos,

    Sou feliz por ser piritibana e mais ainda com o advento deste blog,por ser um instrumento de interação entre os piritibanos natos e os de coração, independente da distância e diferenças inerentes a todo ser humano.
    Fui colega de sua mãe no curso primário,a qual destacava-se pela inteligência e dedicação aos estudos, em especial na 3ª série quando alunas de Iarlete Miranda.
    Parbéns! Pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Nemilce! Fico feliz também de participar do blog! Vou contar a minha mãe que você me escreveu! Grande abraço,

    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Carlos, o livro é simplesmente maravilhoso! Tenho que cofessar que quase choro no final... :) Já estou com saudades... Eu sou de Feira de Santana - BA, portanto conheço gente das "terras ermas" do interior esquecido pelos nossos governantes, e você simplesmente consegue extrair a essência desse povo. Lindo, simplesmente lindo. Mais uma vez parabéns (inclusive pelo blog) e através da sua ficção pude daqui de São Paulo mais uma vez lembrar que o nosso povo apesar de sofrido, nunca perde a esperança e nunca esqueçe seus sonhos. Caloroso abraço ao pessoal de Piritiba, Marina!

    ResponderExcluir