quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FIRMINO SAMPIAO : CONHEÇA UM POUCO DA VIDA DESTE PIRITIBANO

Como é de conhecimento de todos - Firmino Sampaio - Netinho, recentemente foi agraciado com o honroso título de CIDADÃO DE SALVADOR. 
O Blog vai publicar- em capítulos um pouco da vida de Firmino. Hoje o primeiro capítulo, do seu discurso proferido na Câmara Municipal de Salvador

PARTE- I

DE COMO SAI DE PIRITIBA PARA ME PREPARAR PARA A VIDA
Longe de mim, aqui comparecer para fazer uma autobiografia! Prefiro denominar “QUASE MEMÓRIA”, alguns flashes da minha trajetória que adiante tentarei relatar. Perseverança é a palavra chave da minha caminhada! Como todos aqui ficaram sabendo, nasci na pequena cidade de Piritiba, no Piemonte da Chapada Diamantina. Piritibano sou com muito orgulho, e ainda de quebra, Piemontês! Nasci em 1946, quando Piritiba ainda era um Distrito de Paz, do município de Mundo Novo. Emancipada alguns anos após o meu nascimento, e, pelos laços familiares e afetivos, que tenho com muitos dos seus atuais e antigos moradores, considero-me Mundonovense, também!
Deixei a cidade em 1957 para estudar, inicialmente no Mosteiro de Jequitibá, em Mundo Novo. No final do mesmo ano transferi-me para Senhor do Bonfim, para cursar o Ginásio, no Colégio Maristas, e de lá para Feira de Santana, em 1961. No segundo semestre de 1964, transferi-me para o Colégio Central, em Salvador, para concluir o científico e realizar o meu primeiro vestibular. Faltava o conhecimento básico para acompanhar as aulas. Com muito empenho pessoal consegui concluir o curso científico naquele ano.
Tinha apenas 15 anos quando meu pai faleceu. Concluída a partilha dos bens deixados como herança, por iniciativa dos irmãos mais velhos, foram todos eles vendidos e a família transferida de vez para Feira. Construímos um Posto de Gasolina naquela cidade que depois de alguns anos de prejuízos foi afinal vendido. Com o pouco que restou, compramos uma Serraria em Santo Antonio de Jesus, para onde foi transferida a família no final de 1966.
As dificuldades financeiras passadas nem de longe afetaram os nossos momentos de felicidade vividos em Feira de Santana. Além do cunhado Joel e minha irmã Idelice, os seus filhos, sobrinhos quase irmãos, os amigos, familiares e parentes próximos, todos fazem parte da doce lembrança que tenho daquela terra. A todos eles, rendo a minha  homenagem, por meio de um grande cidadão feirense, Luiz Silvany Régis Sampaio, um dos  maiores amigos da família e  uma das pessoas mais íntegras que já conheci!
Fortes são ainda os meus laços com Feira de Santana, cidade que me agraciou com o título de Cidadão Feirense, recebido em ato solene na Casa do Povo, a Câmara de Vereadores daquela cidade. Foi uma das festas mais bonitas que já participei em toda a minha vida.
Igualmente fortes são os laços com a cidade de Santo Antonio de Jesus, onde ainda hoje residem muitos familiares e onde também formei um círculo de amizade digno de fazer inveja! As dificuldades financeiras que passamos ali foram muito mais evidentes que as de Feira, mas nem por isso abalaram as minhas convicções de amor àquela terra e a sua gente! Sobre Santo Antonio muito coisa teria para contar, mas deixo que por enquanto vocês se deliciem com as boas intrigas, narradas pelo ilustre amigo e Conselheiro do Tribunal de Contas, Fernando Vita, no seu livro Cartas Anônimas. A genialidade com que trata acontecimentos recentes da cidade, e o vigor dos personagens retratados, certamente exigiu dele rebatizar a nossa querida cidade como TODAVIA.  A todos os amigos de Santo Antonio de Jesus e Todavia, aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário