terça-feira, 29 de novembro de 2011

FIRMINO SAMPAIO- CONHEÇA MELHOR ESTE PIRITIBANO ILUSTRE

DE COMO FORMEI EM ECONOMIA E OS PROBLEMAS DE SAÚDE


O mês de dezembro de 1969 foi dedicado aos preparativos da formatura e as entrevistas de emprego. Fui bem sucedido em duas delas e já começava a sonhar com o fim do período de vacas magras, quando fui surpreendido com uma tosse intermitente, que ao final foi diagnosticada como Tuberculose. Internado em regime de urgência na Clínica Tisiológica, fiz um estágio probatório de sobrevivência digno de registro. A gravidade do meu quadro clínico, com espasmos seguidos de hemoptise, levou a direção a Direção do Hospital a exigir que o meu irmão mais velho, o saudoso Milton Sampaio, assinasse um Termo de Responsabilidade e não se afastasse da cidade nos dias seguintes, pois a minha expectativa de vida não passava de 72 horas. O internamento ocorreu por volta do dia 8 de janeiro de 1970, e assim que cheguei à enfermaria, acompanhei ainda alguns passos agitados da equipe médica, mas logo entrei em coma. Mesmo depois de cessada a hemorragia fui mantido em coma induzido por cerca de 30 dias. Sobrevivi graças à Vontade de Deus e ao trabalho extraordinário da equipe de médicos, enfermeiras e, sem exceção, de todos os profissionais daquela casa. Minha querida amiga Elcy Souza, conterrânea de Piritiba, enfermeira e testemunha do meu calvário, seja mais uma vez portadora da minha gratidão e do meu reconhecimento a todos aqueles abnegados profissionais, que, há 41 anos, no trabalho incansável de curar enfermos, salvaram a minha vida! Sei que alguns deles podem não estar mais no meio de nós, mas com certeza, pelo exemplo de vida e pela força das nossas preces, estarão em outro Plano, na Paz de Deus! Tive alta hospitalar no dia 11 de julho do mesmo ano, por coincidência, na data em que os espanhóis comemoram, em Pamplona, a famosa corrida de touros em homenagem a São Firmino. Ainda precisava continuar o tratamento ambulatorial, com o uso de medicação apropriada, por mais seis meses até obter um atestado de cura

Um comentário:

  1. tio firmino que história muito legal! teve alta do hospital no dia em que nasci! dia 11 de julho de 2000.padrinho to com saldades de tu!
    nisme sampaio sua sobrinha

    ResponderExcluir