domingo, 12 de fevereiro de 2012

CARTA DE UM AMIGO

PIRITIBA 26 DE JUNHO DE 2007

Adaelson, boa tarde.


          Dizem: há sempre uma primeira vez, um início, e neste momento, tocando nos exemplares dos seus lançamentos de Histórias de Piritiba que tenho sobre a mesa do meu escritório, pareceu-me voltar ao passado e  veio-me o desejo de comunicar-me com você. Antecipadamente peço-lhe desculpas, pois devo colocar aqui mais palavras do que devia, e consumir mais o seu tempo com nossas lembranças. Lembranças da rua de terra, rua do São Domingos, rua de Tia Cota, rua de Nelson Martins, rua de Zé Garapa. Parecem ainda ecoar em meus ouvidos os gritos da negra Lígia quando brincávamos na rua: de esconder, de rodas de cantos, estátua, anel escondido nas mãos, etc. nas noites de lua cheia ou sem lua,  tempo bom, tempo de criança, tempo inocente, tempo de criança eterna que o  tempo perece não passar, criança não mede o tempo e o tempo não passa para elas, do contrário não seriam crianças. Eterno é o homem que tem o coração de criança, pois a eles pertencem o mundo, a eles pertencem o tempo. Mas o tempo passou, não existe mais rua de terra, nem rua de tia Cota, e nos separamos, os meninos de PIriTiba se transformaram em homens e seguiram os caminhos naturais da vida. Piritiba ali escrevi diferente de propósito, do jeito que os piritibanos pronunciam pelo mundo, dando muita tonicidade nas sílabas PI e TI, é fácil reconhecer um Piritibano criado em nosso tempo, com sua característica própria de pronunciar o PI e o TI na ponta e não no centro da língua, portanto sem chiado.
          Piritiba amanheceu hoje chuvosa, choveu ou garoou a noite toda, a temperatura está em torno dos 15 graus C, muita nuvem, pouco sol.
          Silvio me convidou para as reuniões que precedem ao nosso encontro, mas não pude participar ainda em virtude de Zuleide minha esposa está estes últimos meses, mais em Salvador e somente a partir do mês de julho deve ficar mais por aqui e Helzu o meu filho está fazendo faculdade também em Salvador, fiquei sozinho na administração da marmoraria que tem consumido a maior parte do meu tempo, devo participar das reuniões que ocorrerem a partir do mês de Julho.
           Tenho entrado em contato com piritibanos que moram fora, inclusive com minha família e tem sido positivo a aceitação de participar do encontro. 
Atenciosamente,

Hélio da Motta Rocha
www.zumarmoraria.com.br

Um comentário:

  1. Viajei no tempo, meu irmao quanta saudade! Tia Cota foi uma mãe,uma grande mãe, principalmente para vc.

    ResponderExcluir