terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ALGUM PIRITIBANO RESIDE NESTA CIDADE?





SE RESIDE, FALE UM POUCO SOBRE ELA (A CIDADE) E SOBRE VOCÊ.

Querida cidade Ipiaú.


Sou Magnólia (Lola), filha de (Tote Alfaiate).
Fiquei feliz e emocionada ao ver as fotos da querida cidade de Ipiaú.
Cidade aonde cheguei em 1968 para morar com minha irmã Mary que
Já residia lá e casou-se com um ipiauense.
Lá terminei o  Ginásio, fiz o curso Normal e Contabilidade no Colégio de Rio Novo.

Tive uma adolescência tranqüila e muito feliz cercada dos bons amigos.
Tive meu primeiro emprego na Fazenda Conceição como secretária e tornei-me uma espécie de administradora e pessoa de confiança dos proprietários, grandes fazendeiros de cacau e pecuaristas que passava maior parte do tempo no Rio de Janeiro.
A todos eles sou muito grata pela confiança e carinho.Aos que se foram resta uma grande saudade.

Trabalhei no Banco Econômico e Banco do Brasil onde fiz boas amizades. Guardava na memória o número da conta corrente, CPF, RG e endereço de cada um dos meus clientes cativos. Eles nunca sabiam o nº das suas contas.
Fui bancária durante o dia e a noite professora, no Colégio Estadual de Ipiaú e Colégio Municipal Ângelo Jaqueira por 21 anos(concurso) e amava ambas as profissões.Até hoje conservo todas as minhas amizades que foram passando de pais para filhos. Moro em Salvador, mas sinto-me em uma colônia de Ipiau. Amigos ipiauenses por todos os lados.

Hoje trabalho na Secretaria da Fazenda, e meus Coordenadores são de Ipiaú.
 Amo minha Terrinha Piritiba, mas também amo minha terra adotiva Ipiaú.
Lá conservo minha casa, moram minhas 04 irmãs, sobrinhos e muitos amigos.
Mora também Genalson, filho de dona Adélia irmã de Laura do sino (piritibano).
Ipiaú é uma cidade com menos de 50 mil habitantes e foi uma das cidades mais ricas da região. O cacau era a fonte de riqueza, onde dinheiro corria solto. Havia até o rei do cacau. Era muito dinheiro os filhos dos fazendeiros estudavam no Rio de Janeiro e até na Suíça. O movimento dos bancos era enorme. Havia inúmeras agências bancárias e grades cooperativas e empresas compradoras de cacau.
Veio a Vassoura de Bruxa e tudo mudou.
Hoje a cidade está movimentada graças a um minério encontrado na região.
Pena não poder falar tudo sobre Ipiaú. O espaço é limitado.

2 comentários:

  1. Belas fotos! Amo essa cidade, onde moro e onde minhas filhas nasceram. Eu sou de Ibitupã, mas me considero também uma ipiauense. Sou Celma, filha de uma piritibana, Zilma.

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA PRIMA MAGNÓLIA, MUITO GRATO POR SUA PARTICIPAÇÃO NO BLOG PIRITIBANO.

    ResponderExcluir