quarta-feira, 15 de junho de 2011

O HOMEM QUE ENTENDE DE ABELHAS

Dissertação de Mestrado de servidor do Ibram é publicada em revista cientifica norte-americana
Os resultados da pesquisa sobre a fenologia das abelhas em um fragmento de Floresta Semidecidual no Estado da Bahia, de autoria do servidor do Ibram Antonio Queiroz Barreto, lotado na Gerência de Licenciamento Ambiental e dos Recursos Hídricos (Gelam), que também é representante regional no Distrito Federal da Sociedade Entomológica do Brasil, rendeu-lhe publicação, neste ano de 2011, na revista científica Sociobiology, da Universidade do Estado da Califórnia, Estados Unidos.
Entre maio de 2006 a abril de 2007, 58 espécies foram coletadas com vistas a relacionar a fauna de abelhas e a vegetação do Nordeste brasileiro. Nesse período observou-se que 41,38% de ocorrência de certas espécies acontecem tanto o período chuvoso, quanto no de seca. 37,93% apenas no período chuvoso e 20,69%, exclusivamente no período seco.
Cerca de 40% das espécies de abelhas foram capturadas no período seco e aproximadamente 60%, capturadas no período chuvoso. O hábito de alimentação das abelhas ao longo do dia é mais freqüente no período matutino, sendo que a atividade de vôo delas é mais significativa entre 7h01 às 12 horas e de 12h01 a 16 horas.
Segundo Barreto, o objetivo da pesquisa foi utilizar as populações de abelhas como indicadores de degradação biológica da vegetação, tendo em vista o relacionamento entre insetos e plantas através do fenômeno da polinização.
A dissertação, apresentada à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no ano de 2008, teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
O Ibram apoiou a divulgação desse projeto durante o Congresso Brasileiro de Entomologia realizado em Natal/RN, em setembro do ano passado, custeando as despesas do servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário