Hoje, fazendo a minha caminhada matinal, encontrei um pé de guabiroba carregado de frutas maduras. Lembrei-me do nosso tempo de criança, quando acompanhávamos o palhaço do circo cantando os versos :
Ou quebra quebra guabiraba
Quero ver quebrar
Ou quebra lá que eu quebro cá
Quero ver quebrar
Hoje tem espetáculo
Tem sim senhor
Oito horas da noite
Tem sim senhor
Por muitos e muitos anos tive dificuldade em entender o verso que falava em quebrar a guabiraba. Como quebrar uma frutinha tão dócil e doce? Hoje fui pesquisar no Google e vejam o que encontrei:
”A origem da música “Quebra, quebra gabiroba” é devido ao pé da mesma ser fino, alto e todo enroscado como se fosse uma raiz, e seus galhos apesar de serem finos são muito resistentes, havendo dificuldades no momento de quebra-los “.
fiquei muito contente por saber que a guabiraba e comhecida , guando eu era criança chupei muito essa fruta em um povoado chamado paranagua terra nova BA Gildete Sampaio.
ResponderExcluirFiquei feliz em saber que a fruta guabiraba e conhecida
ResponderExcluirAmigos viajei 400km, a procura de sementes dessa fruta para plantar em meu sítio, moro em salvador Ba, Não encontrei mais o pé que sempre visitava quando criança. Se alguem tiver entra em contato por e-mail: avesdamata@gmail.com - Osmar é meu nome.
ResponderExcluir