quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VIAGEM

Prezados conterrâneos e leitores do Blog. Durante os próximos 15 dias estarei ausente do pais. Gosatria que os colegas que postam no Blog- assumissem o comando na nossa ausencia
Desde já, os nossos agradecimentos.
ADAELSON

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PARABÉNS PIRITIBA!



Piritiba, terra do junco

Dos sonhos idos e vindos

Das pessoas que se foram

Daqueles que um dia voltaram.

Piritiba, saudade eterna

Uma só terra

Um só povo

Todos piritibanos

Onde estejam

Onde ficaram

Quando partiram

Ou quando voltaram.

Sempre Piritiba

Das noites de frio

Da praça repleta

De meninos, meninas

Dos mais velhos

E dos mais novos.

Quando não se fala,

Se vê...um sorriso

Um aperto de mão.

Eis Piritiba

Terra amada e idolatrada

Terra do capim guiné

Das noites de lua cheia

Das estórias de jardelino

Ora homem. ora lobisomem.

Eis Piritiba

De todos nós piritibanos.

Parabéns terra amada,

Parabéns piritibanos

De todos os cantos

Com todos encantos:

Parabéns!

Tabua – romance que conta toda a saga de Guina, um sertanejo forte.

Amigos Piritibanos, antes de tudo gostaria de me apresentar. Sou neto de Helenita Miranda Costa e Raimundo Lopes Costa, o conhecido Raimundo da Farmácia. Ambos moradores de Piritiba, lugar que eu tenho tanto apreço e onde minha mãe e tios foram criados.

No terceiro e último post de uma série – leia os outros dois posts nos links abaixo – apresento-lhes “Tabua”. Editado e publicado pela Escrituras Editora, renomada editora de São Paulo, “Tabua” narra a história de Guina, nosso tão enigmático personagem, “um caboclo simples, nordestino trivial, de começo pacato, cuja vida fora levada pelos ventos do destino rumo a um grande e sofrido desafio.”

Eu, Carlos Tourinho de Abreu, autor desse modesto post, o convido a embarcar nessa viagem rumo às terras áridas mais ermas, que se tornam palco de uma grande jornada cercada de reviravoltas e armadilhas do destino. Ao ler “Tabua”, seu senso crítico se expandirá ao deparar-se com um Brasil real, sem as corriqueiras maquiagens impostas por meios de comunicação manipuladores e tendenciosos.

Você pode adquirir “Tabua” nas melhores livrarias brasileiras, ou on line. Clique aqui e encontre os links das livrarias onde o livro já está disponível (atualização semanal). Você também pode comprar o romance através desse post, basta clicar no link do Pagseguro abaixo. (Somente para residentes no Brasil, via boleto bancário e todos os cartões de crédito).

A seguir, fique à vontade para ler a sinopse oficial de “Tabua” e para comentar esse post.

Clique no Link abaixo para comprar!


Sinopse:

“Com Tabua, Carlos Tourinho de Abreu revela num texto envolvente não apenas o seu talento como escritor, mas também um olhar crítico sobre o Brasil contemporâneo. Situando-se entre os anos 1980 até a atualidade, a narrativa possui muitas vezes tom de suspense, apresentando uma sequência de revelações que fazem o leitor ficar estarrecido.

Conta a história de Guina, recheada de reviravoltas, desde a sua infância marcada pela pobreza numa realidade de interior, até a vida adulta, mais confortável – porém, nem tanto – no universo metropolitano. Trata-se de uma grande denúncia que vem a mostrar que, apesar de o Brasil ter evoluído na aparência, essencialmente permanece o mesmo no jogo de interesses dos ruralistas que se intrometem vorazmente na política; na troca de favores; no individualismo e ambições desmedidos; no tratamento hostil e preconceituoso contra as camadas mais populares; na criminalidade encomendada, entre outros aspectos.

Contudo, o retrato que o autor delimita não é um apocalipse completo. Ainda se pode acreditar que existem pessoas de bom coração, a exemplo de personagens feito Seu Fran que, mesmo cerceados em muitos momentos, não deixam de praticar a bondade e a generosidade. Também se pode ter esperança quando vem à tona o amor puro e verdadeiro de personagens como Guina que, mesmo em instante de total desilusão e desespero, não perdem o sonho maior.”

Um grande abraço e boa leitura!

© Carlos Tourinho de Abreu
www.carlostourinhodeabreu.com.br

Link para o post número 1 - Imagine-se.
Link para o post número 2 - Tábua diferente de Tabua. A tábua fere a tabua sara.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Serra Pelada.



Quer saber mais sobre os velhos tempos do garimpo na Serra Pelada? Então leia Tabua (o livro)! Através da história de Guina, um sertanejo cheio de sonhos, o romance de Carlos Tourinho de Abreu toca em pontos chave da recente história brasileira. Realidade nua e crua sobre as nossas terras áridas!

Tabua pode ser adquirido nas melhores livrarias do país e online:
http://carlostourinhodeabreu.com.br/

FOTO:
Disputa entre trabalhadores da mina de ouro de Serra Pelada e polícia militar, 1986, Sebastião Salgado.

A BELEZA E A GRAÇA DE...


ELITA BORGES
Posted by Picasa

UMA BRILAHANTE DIRETORA DE TEATRO


BATENDO A CAIXA, COM O IRMÃO
(THAIS DE MIRO E PEDRINHO)
Posted by Picasa

OS GERENTES DA POUSADA CAPIM GUINÉ

SR E MARISTELA FILHA DE DU DO ANDARAÍ

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O CASAMENTO DE RICARDO CEDRAZ E ANA

Posted by Picasa

Nação Xingu – O Brasil cada vez mais se nega a pagar uma dívida histórica.


Caros amigos piritibanos, publico hoje um post que já alcançou mais de 1300 acessos no meu blog (e ainda vem sendo muito lido). É um post que trata de um assunto delicado que inclusive já chamou a atenção de alguns deputados da Bahia. Um salve aos nossos índios...


Post:


Entre 20 e 25 de fevereiro de 1989, a região de Altamira (PA) reuniu três mil pessoas - 650 índios – no intuito de protestar contra o governo vigente que desde aquela época tinha a intenção de construir uma poderosa barragem no Rio Xingu. O nome dado ao encontro foi forjado pelo espírito aborígine de diversas tribos de nação brasileira, como o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu. Naquela época, segundo palavras do cacique Paulinho Paiakan – nome que virou quase folclórico no Brasil dos anos 90 –, líder kaiapó e um dos organizadores do encontro, junto a outras lideranças como o cacique Raoni – que viajou o mundo em campanha ao lado do “jordie” inglês mais famoso do mundo, o consagrado Sting -, Marcos Terena e Ailton Krenak, a manifestação tinha a intenção de pôr fim a qualquer decisão tomada na Amazônia sem a participação direta dos índios, maiores interessados. Começava assim uma cruzada concreta contra a construção de hidrelétricas naquela região...


Leia o restante do Post clicando aqui.

Carlos Tourinho de Abreu

AS MINHAS MENINAS

LETÍCIA, CLORY( A PATROA) E THAIS
Olha as minhas meninas
As minhas meninas
Pra onde é que elas vão
Se já saem sozinhas
As notas da minha canção
Vão as minhas meninas
Levando destinos
Tão iluminados de sim
Passam por mim
E embaraçam as linhas
Da minha mão

NESTAS VEIAS CORRE SANGUE DE PIRITIBANAS


VALDETE DE DARINHO E TIA ADELCY DE GERALDO
Posted by Picasa

O CAUSO DE NÔ MAXIXE

CLICA NA IMAGEM QUE ELA AUMENTAPosted by Picasa

VISITANDO CURITIBA


O DR. PEDRO ROBERTO, VULGO, PEDRINHO DE MIRO DO PARAFUSO, EM RECENTE VISITA A CURITIBA
Posted by Picasa