quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOSSO POVO, NOSSA GENTE


VOCÊ PODERIA IDENTIFICAR O PERSONAGEM DA FOTO FEITA POR MARISTELA?
Posted by Picasa

O QUE O PREFEITO TEM FEITO EM PIRITIBA


NA SAÚDE
* Reforma e ampliação do Hospital Municipal Dr. Carlos Ayres (projeto no valor de 1.000.000,00)
*Implantação de  uma  sala de Fisioterapia no Centro de saúde da Mulher;
* Conclusão do PSF do Bairro da Baixinha com aquisição de equipamentos em parceria com o Governo do Estado (sede)
*Construção da Sede do PSF de Porto Feliz, em parceria com o Gov. Estadual
*Construção da Sede do PSF de Cantinho, em parceria com o Gov. Estadual
* Reforma do PSF de Andaraí com construção de uma sala odontológica e aquisição de mobiliário
*Reforma e ampliação do Posto de Saúde da Cigana incluindo Mobiliário, equipamentos e consultório odontológico completo.
*Reforma e ampliação da Sede do PSF de Areia Branca incluindo Mobiliário, equipamentos e consultório odontológico completo.
*Construção do Posto de Saúde na Lagoa da Onça, em parceria com Dr. Fernando
*Reforma do Posto de Saúde da Tabela e Largo
*Reforma do Posto de Saúde da Ponte do Massambão, incluindo novo mobiliário
*Aquisição de Mobiliário, equipamentos e consultório odontológico completo (através da SESAB) para o PSF Cansanção
* Aquisição e restauração  de vários equipamentos de todos os setores
* Piritiba foi contemplada pelo projeto Estadual de Cirurgias eletivas: mutirão de cirurgias. O município além de participante é executante, sendo dois dias de cirurgias na semana; facilitando o acesso dos pacientes a procedimento cirúrgicos de menor complexidade.

ALBINO DO CINE VOGUE


Dias atrás tentei resgatar a história do Cinema em Piritiba. Virginia deu alguns pitacos sobre o assunto. Não me lembro se mais alguém fez algum comentario. Hoje voltamos ao assunto postando esta foto de Albino um dos proprietarios do saudoso Cine Vogue. Acho que ele, junto com Oldack, foram os fundadores da casa da sétima arte. Acho, no entanto, que antes deles alguém projetou uma fita comercialmente. Teria sido Miro do Parafuso? Se foi, onde foi? Na rua dos Ricos? Ou teria sido no Sobradinho?
Com os leitores e conterrâneos, deixo o espaço para as considerações sobre o tema.
Posted by Picasa

terça-feira, 30 de agosto de 2011

VISITANDO FLORIPA


NA SEMANA QUE PASSOU TIVEMOS O PRAZER DE FAZER COMPANHIA AOS COMPADRES CLAUDEMIRO E D. CLEIDE EM VISITA A FLORIPA. FOI UM ANIMADO FINAL DE SEMANA ONDE CONTAMOS COM A PRESENÇA DO CUNHADO E FUTURA ESPOSA
Posted by Picasa

EM JURERE INTERNACIONAL


SE FOSSE PARA COLOCAR ESTAS PLACAS NO CONGRESSO NACIONAL COM CERTEZA FALTARIA PAPEL....Posted by Picasa

O ESPORTE EM PIRITIBA

Karatecas Piritibanos participaram de mais um campeonato de karatê, desta vez na cidade de Carfarnaum (31-07).A academia de karatê dragão fênix de cidade de Piritiba levou para Cafarnaum  67 atletas,sendo 32 atletas do programa pro jovem adolescente,programa do governo federal em parceria com a prefeitura,a academia foi agraciada com um belo troféu por ter sido a academia que apresentou o maior numero de inscrições.A academia dragão arte do distrito do Porto feliz também participou da competição com 20 atletas sendo 5 do programa pro jovem adolescente.”È a força do interior do município ,tudo isso é muito gratificante “.Comemorou o professor Antonio Barbosa da academia karatê arte do distrito do Porto Feliz.
(FONTE- SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE PIRITIBA)

NESTAS VEIAS CORRE SANGUE DE PIRITIBANA


CAMILA LANDIM, FILHA DE DORA E DR. ALOISIO
Posted by Picasa

GIRASSOIS


Posted by Picasa

NOSSOS POLÍTICOS

EM QUE MOMENTO DA NOSSA HISTÓRIA ESTA CHAPA FOI TIRADA?

Posted by Picasa

A IGREJA MATRIZ


VISTA DE UM NOVO ANGULO
Posted by Picasa

TEM PIRITIBANA EM NEW YORK


RÚBIA DOURADO, UMA PIRITIBANA DA GEMA QUE MORA EM NEW YORK
UM GRANDE ABRAÇO PARA A NOSSA AMIGA
Posted by Picasa

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COLUNA DO BAZO (LOURIMAR BORGES)


Recentemente, uma sugestão quanto às obras realizadas pela atual administração municipal e sua divulgação, editada pelo blog Piritiba News, desencadeou uma saraivada de críticas e ofensas a essas opiniões, numa repetição do ocorrido com a programação dos festejos juninos da cidade. Respostas grosseiras, agressivas, em defesa e em acusações ao atual prefeito marcaram este debate de baixo nível e demonstração de pobreza intelectual e civilidade. É como se houvesse uma brigada verborrágica sempre pronta a apontar suas baterias contra aqueles que venham a se manifestar de modo não elogioso a atual administração. Aos elogios o silêncio ou aplausos, às críticas, respostas violentas, descaracterizando o critico com acusações que não raro partem para o ataque pessoal, negando qualquer possibilidade de uma convivência democrática.
Estes dias em passeio na cidade, seria leviandade minha qualquer nota sobre os rumos da administração municipal já que permaneci este período exclusivamente na sede do município, sem percorrer seus distritos e constatar ou não as realizações do prefeito. A sede continua ostentando uma característica que já vem de outras administrações, ruas limpas, lixo regularmente recolhido e um aspecto cuidadoso com os canteiros e jardins. As praças da cidade são cartões postais que rivalizam com os mais bonitas de qualquer cidade da região. Não apenas a Praça Getulio Vargas, mas também a Praça do Aymoré e a pracinha em frente ao Horto, onde fica uma vendedora de acarajé, são exemplos de jardinagem, bom gosto e conforto para os seus freqüentadores. A propósito, resolvi pegar um acarajé na vendedora dessa praça ao tempo que também pedi uma cerveja. Ela me respondeu que era evangélica e não vendia bebidas. Pensei em responder que isto era um problema dela e não de seus prováveis clientes, como eu, mas preferi perguntar se ela sabia a origem do acarajé. Ela respondeu que se tratava de quitute da culinária baiana, ao que retruquei não ser apenas isso, mas um pouco mais que isso. Não era hora de enveredar sobre as oferendas dos santos, pois o papo fatalmente descambaria para este bafafá religioso tão a gosto dos evangélicos de televisão.
Mas, voltando às praças de Piritiba, pude observar na rua que vai dar no cemitério, mas precisamente na baixada onde um dia correu um rio, a construção de uma praça, São Judas Tadeu, cujo formato já delineado e em fase de acabamento, antes da colocação das plantas, flores e árvores, mostra que será mais um cartão postal da cidade. Amplo, moderno e uma localização perfeita entre os declives tão elevados daquela rua.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CASAL VINTE


BARRETO E D. PATROA EM POSE ESPECIAL PARA O NOSSO BLOG
Posted by Picasa

A IGEJA DOS CRENTES


ERA ASSIM QUE ELA ERA CHAMADA. UM BELO TEMPLO
Posted by Picasa

MÃE NATUREZA


FOTO DE ....
Posted by Picasa

BLOGO DITOS


LEA BRANDÃO RECEBE HOMENAGEM


AGORA FOI A VEZ DA SAUDOSA LEA BRANDÃO SER HOMENAGEADA.
PARABÉNS AO AUTOR OU AUTORES DA HOMENAGEM
Posted by Picasa

TEM PIRITIBANA EM CAMBORIU, SIM


Não sei se tem Piritibana, mas tem filha de Piritibana.
Julie estuda Gastronomia em Camboriu  na UNIVALE  e é filha de Eliane dos Anjos
Informaram também  que Nildinho, irmão do meu padrinho Reini,  também mora no Balneário


Posted by Picasa

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OS MACEDOS


ADIRACY, CLOVIS, O SENADOR , D. ANGELINA ....
Posted by Picasa

É BOM NÃO ARRISCAR


Posted by Picasa

POUSADA CAPIM GUINÉ


FIM DA OBRA?
Posted by Picasa

AMIGOS DE LONGA DATA


GERALDO E NETINHO DE ORIVAL
Posted by Picasa

UMA POUSADA NO SERTÃO DA BAHIA


Pousada Rural Capim Guiné, em Piritiba – Bahia é um desses empreendimentos, lugar de lazer e visitação turística, que mesmo sem conhecer, sem visitar, torna-se conhecido e íntimo pelas fotos espalhadas pelos que já tiveram o prazer do seu aconchego, bem como de seus relatos. Assim como quem não conhece o Rio, Salvador, Curitiba é familiarizado com as imagens do Cristo Redentor, Elevador Lacerda ou a Ópera do Arame, mas que não nos torna imune ao impacto de sua beleza, grandiosidade e originalidade. A Pousada Rural Capim Guiné é assim. Tudo transpira autenticidade. Das bacias das pias em barro ao contrário de porcelana, do enorme urinol que decorra o sanitário dos “omis”, à tabuleta na porta indicando que é ali o mijador, impressiona. Dos apartamentos em forma de pequenas casas isoladas e alinhadas, mas diferentes em suas fachadas com portas e janelas sem simetrias com o apartamento seguinte, construídos em blocos sem reboco nos leva a seu surpreendente interior. Alí, o contraste de seu conforto com a singeleza do ambiente rural é a demonstração de que é de fato, mesmo que por algumas horas ou dias, a sua casa longe de casa, com aquilo que o bom colchão, o ar condicionado, o frigobar, a conexão para internet pode proporcionar.
Os domingos da cidade não serão os mesmos, como ficou demonstrado ontem em que a família anfitriã, (Silvio, Maristela e Bruno), se redobrou no atendimento aos que chegavam com suas famílias para o almoço. O contato com o garçom é feito por um chocalho colocado em cada mesa, que acionado ao mesmo tempo, como ontem, dado o grande numero de freqüentadores, dava a impressão que estávamos integrando uma manada de bodes e carneiros. Original e gaiato! Comida de boa qualidade, cerveja gelada, ambiente prazeroso, confortável que veio para ficar, em uma cidade que tem carência de bons lugares para o entretenimento e lazer.
Seria bom que o exemplo, mais um, que Dr. Adaelson dá de dedicação e amor à cidade fosse seguido por tantos outros piritibanos capazes de investimentos semelhantes, que ajudariam no desenvolvimento da cidade que fica como tantas outras a mercê das iniciativas públicas que nem sempre ou nunca vêm.
(lourimar borges)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

COM AÇÚCAR E COM AFETO


No final da semana que passou,  estivemos em Curitiba, eu e a mulher lá de casa, como diz um apresentador de um programa de TV local, referindo-se à sua cara metade. Com certeza já escrevi em outras ocasiões dizendo do quanto gosto de Curitiba. Faça calor ou com frio. Sempre que posso (e sempre posso) costumo fazer uma caminhada no passeio público para esticar os músculos e descansar a mente, que nem sempre tem cansaço para descansar.
E o programa gastronômico noturno? Este também faz parte da rotina. Fomos, por indicação do cunhado, que por sinal nos acompanhou, comer um bom churrasco acompanhado de massas. Exato, disse massas. É moda nas melhores casas do ramo.
Chegamos cedo. Fomos prontamente atendidos e bem servidos. Comida de primeira. No final, o cunhado pediu um cafezinho.
 Foi atendido pó uma morena sacudida, de olhos negros, lábios carnudos, face cor de jambo e cabelos  azeviche,  fruto e graça da chapinha, tão em moda.
- O senhor quer açúcar ou adoçante?
- Ambos, respondeu o cunhado.
A morena abriu um longo sorriso mostrando os dentes perfeitos e tremendamente brancos, fazendo contraste com a penumbra do local.
O cunhado chegou até a pensar que ela não tinha entendido o significado de ambos, quando ela falou com a voz aveludada: adoro a palavra ambos e virando-se para mesa do lado onde duas moças sentadas ouviam a conversa, disse: pergunte alguma coisa para eu falar a palavra ambos?
A loira do lado não se fez de rogada:
- Você gosta mais de homem ou de mulher?
- De ambos, falou com graça a morena, para tristeza do cunhado.

O FUTEBOL PIRITIBANO


VALDENOR DO BANCO E JOÃO COCO SALDANHA
Posted by Picasa

UMA AMIZADE QUE VEM DE LONGE


SARA E CECI
Posted by Picasa

domingo, 21 de agosto de 2011

A FOTO DO DIA


FOTO- ANA BOA FÉ
Posted by Picasa

O BAR DO ZEQUINHA VIROU POEIRA


Ontem em Piritiba, como extensão da caminhada matinal, desci até a feira que era sábado, hoje, mas que foi se estendendo pelas sextas-feiras e se transformou, em verdade, em dois dias mesmo de feira. Ao descer pelo Bate Bico notei que o Bar de Zequinha, símbolo da área mal falada, ainda que bem freqüentada, da cidade, tinha vindo abaixo para dar lugar a uma construção nova, cuja destinação é ainda indefinida. Curioso, me aproximei dos operários da obra para saber o que funcionaria ali, mas eles desconheciam o paradeiro do ex-bar de Zequinha e em que se transformaria.
Quem sabe um mercado, uma padaria, uma farmácia ou mesmo uma igreja evangélica, destas de televisão. Talvez fosse esta forma de purgar o local de seu karma de libertinagem em noites intermináveis de safadeza, ao som da sanfona de Zequinha. Seria necessário para este mutirão cristão sessões contínuas de descarrego e cura de quem já não tem mais o que salvar ou descarregar